2236

Ambulatórios Médicos de Especialidades promovem dia especial para mulheres

[Cadastrada em: 07/03/2023, Elaine de Souza - ACI Famesp]


Em Tupã, o "Dia D: priorizar você" acontecerá na manhã de quarta-feira, 8 de março.
Em Bauru e Itapetininga, o Dia D será no sábado, 11



Entre 8 e 11 de março, os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Bauru, Itapetininga e Tupã – unidades da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, sob gestão da Famesp – vão promover dias especiais para as mulheres que tiverem agendamento nas unidades. As ações integram o calendário comemorativo em alusão ao Dia Internacional da Mulher comemorado dia 8 de março.
Em Tupã, o evento será dia 08 (quinta-feira) com o tema “Dia D: priorizar você”. Nesta data, das 8h às 11h, pacientes e acompanhantes que estiverem na unidade para exames e consultas terão a oportunidade de passar por um túnel onde poderão simular o peso que carregam no dia a dia.
“Nossa ideia é que elas possam refletir sobre as sobrecargas diárias que enfrentam e que depois possam relaxar com serviços de massagem e acupuntura”, explica a gerente de Enfermagem do AME Tupã, Mariana Manginelli.
Esses pesos estarão representados por saquinhos de areia que vão simbolizar as principais cargas rotineiras da mulher, como conflitos familiares, vida profissional, afazeres domésticos, autoestima, contas a pagar, cuidados com filhos e companheiros, entre outros. Ao final do túnel, as mulheres farão reflexões com a psicóloga da unidade sobre como suportar e lidar com as sobrecargas. E elas terão ainda um momento de alívio, com café da manhã, massagem relaxante e acupuntura, oferecidos no auditório do AME. Ao longo do mês de março, o Ambulatório de Tupã também vai ofertar, aos sábados, exames de mamografia para as mulheres, com agendamento prévio pelos serviços municipais de saúde via Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (CROSS).
 
Dia 11
Em Bauru e Itapetininga o Dia D da mulher será realizado no sábado, 11/3. No AME Bauru, das 8h30 às 11h, na sala de espera B, mulheres que estiverem no Ambulatório para exames e consultas poderão receber orientações de uma equipe multiprofissional sobre violência doméstica e canais de denúncia, prevenção do câncer e autoexame da mama, orientações nutricionais e promoção à saúde, com entrega de folhetos educativos e uso de mamas de demonstração. Todas as mulheres pacientes e acompanhantes que passarem pelas orientações vão receber um mimo.
Já em Itapetininga, o Dia D prevê a realização de exames de mamografia para mulheres que já estiverem na unidade para outros exames e consultas e se enquadrarem no perfil da ação durante a triagem que será feita pela equipe multiprofissional.
“Na ocasião, se houver no Ambulatório mulheres com idade acima de 50 anos que tenham feito mamografia há mais de um ano, vamos oferecer o exame a elas”, explica a gerente de Enfermagem Joyce Brandi.  Se for identificada alguma anomalia, a paciente passará por consulta com o mastologista e, se o especialista verificar alguma anomalia, será realizado exame de ultrassonografia de mama e biópsia de mama, tudo no mesmo dia. Em Itapetininga, o Dia D acontecerá entre 6h30 e 11h e será realizado somente para mulheres que já estiverem no Ambulatório para passar por algum exame ou consulta de rotina.