Histórico

Inaugurado em 27 de junho de 2010, o Ambulatório Médico de Especialidades "Doutor Roberto Affonso Placco" - AME Itapetininga é uma unidade ambulatorial de alta resolubilidade em diagnóstico e orientação terapêutica para diferentes especialidades médicas e colabora com a organização e a regionalização do Sistema Único de Saúde no estado de São Paulo e representa mais um importante passo para a garantia da integralidade da assistência à saúde da população. O objetivo principal é apoiar as necessidades dos serviços de Atenção Básica de Saúde e dos munícipes provenientes da abrangência do ambulatório.

Neste sentido, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo definiu, no planejamento de suas ações, a ampliação da rede de ambulatórios de referência especializada como um de seus eixos prioritários. O objetivo é reduzir as desigualdades e garantir o acesso a serviços ambulatoriais de média complexidade, para toda população do Estado.

O AME de Itapetininga atende a uma população estimada de 489.853 habitantes (dados RIPSA/2015), abrangendo 13 municípios. A localização do AME é na cidade de Itapetininga sendo que o município de Ribeirão Grande é o mais distante com 76,5 quilômetros de distância.

A Região de Saúde de Itapetininga é composta por 13 municípios (Itapetininga, Tatuí, Angatuba Capão Bonito, São Miguel Arcanjo, Angatuba, Cerquilho, Guareí, Cesário Lange, Campina do Monte Alegre, Ribeirão Grande, Sarapuí, Quadra e Alambarí) e faz parte do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba - DRS XVI. O município de Itapetininga é sede da Região de Saúde e está a uma distância de 160 Km de São Paulo.