Histórico

AME ITAPETININGA

Unidade da SES-SP sob gestão da FAMESP

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Itapetininga “Dr. Roberto Affonso Placco” é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), inaugurada em 26 em junho de 2010, sob gestão da Famesp. A unidade é referência para uma população de 503.118 mil habitantes. Atualmente, presta serviços aos 13 municípios da região de Itapetininga e, desde 2021, a pedido do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS XVI), expandiu seu alcance para os outros 35 municípios das regiões de Itapeva e Sorocaba. Dessa forma, passou a atender um total de 48 cidades, que fazem parte da Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS 08) de Sorocaba. Para atendimento na unidade, os pacientes são encaminhados pelas centrais de vagas municipais por meio do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP).

Localizado no centro de Itapetininga, o AME oferece atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo consultas médicas em 25 especialidades e não médicas multidisciplinares, exames diagnósticos, serviços de apoio, procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais de média e alta complexidade, numa estrutura de 3.337,45 m². Hoje, conta com 32 salas de atendimento ambulatorial multiprofissional, um centro cirúrgico, oito salas para realização de exames, uma sala de coleta de amostra laboratorial, duas salas de observação, uma sala de infusão de quimioterápicos, uma sala de urgência/emergência para oncologia, sala de gesso e farmácia.

Com o objetivo de contribuir para a melhora das questões de saúde específicas da região que atende, a unidade se dedica a oferecer um atendimento humanizado, ágil e eficaz, favorecendo o diagnóstico precoce e fornecendo orientações terapêuticas. Dessa forma, o AME tem contribuído para diminuir a demanda local por cuidados de saúde que exigem uma abordagem mais complexa do que a disponível na rede primária, sem a necessidade de hospitalização ou atendimento de urgência. A principal finalidade do serviço é atuar com alta resolutividade, realizando diagnóstico rápido e, quando necessário, encaminhando o paciente para um centro de referência - seja um hospital de retaguarda ou para unidade básica de origem, onde ele poderá fazer o tratamento completo.

Um dos programas que se destacam na unidade é a “linha de cuidado para gestantes de alto-risco”, com atendimento pela equipe multidisciplinar (ginecologia obstetra, nutricionista, endocrinologia, psicologia e enfermeira). O Ambulatório realiza quimioterapia para pacientes que estão em tratamento oncológico no Conjunto Hospitalar de Sorocaba e se enquadram nos critérios de elegibilidade para infusão de quimioterápico em ambiente ambulatorial.

Em sua rotina, o AME realiza também exames com finalidade diagnóstica, entre eles biópsias de próstata, mama e medula óssea, punção de tireóide, exames endoscópicos, cardiológicos, radiologia de diagnóstico (mamografia e RX), ultrassom, doppler e doppler morfológico, prova de função pulmonar; procedimentos como escleroterapia, cirurgias de catarata, túnel do carpo, postectomia, cirurgia geral e dermatológica, além de atendimentos nas áreas de fisioterapia, nutrição, psicologia, farmácia, serviço social e fonoaudiologia (audiometria e imitanciometria).


Acessibilidade e humanização

A classificação de vulnerabilidade faz parte da rotina de assistência aos pacientes do AME Itapetininga, com identificação logo na entrada da unidade, de usuários que possuem alguma deficiência, dificuldade de compreensão ou necessidade de atendimento agilizado (pacientes acamados, com alguma necessidade especial, etc.). O Ambulatório também utiliza aplicativos específicos para garantir uma comunicação inclusiva para pacientes e trabalhadores com deficiência auditiva.
Com a dedicação da equipe multiprofissional, ao longo desses anos, a oferta de serviços tem aumentado e a rotina da unidade recebeu melhorias tanto na área administrativa como assistencial. Ações de humanização para usuários e para os trabalhadores incrementam o serviço, resultando no aumento do índice de satisfação de ambos.


AME ITAPETININGA

Nome da unidade: Ambulatório Médico de Especialidades Itapetininga “Dr. Roberto Affonso Placco”

Data de inauguração oficial: 26/06/2010

Abrangência: 13 municípios (podendo chegar a 48), com população estimada de 494,5 mil habitantes (IBGE/Cidades, 2016). Alambari, Angatuba, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Cerquilho, Cesário Lange, Guareí, Itapetininga, Quadra, Ribeirão Grande, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Tatuí. Além de outros 35 municípios das regiões de Itapeva e Sorocaba.
Especialidades: 25 especialidades médicas: Acupuntura, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Endocrinologia Infantil, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Infectologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Neurologia Infantil, Obstetrícia/ Pré-natal de alto risco, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Pneumologia Infantil, Reumatologia e Urologia.
Quem cumpre a missão? 150 profissionais, ao todo.
Endereço: Rua Pedro Marques, 723, Centro, Itapetininga-SP.
Telefone: (15) 3275-9050.
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h.