Higiene correta das mãos salva vidas
[Cadastrada em: 16/10/2024, ACI Famesp]Você sabia que um simples gesto como lavar as mãos pode prevenir uma série de doenças graves? Estima-se que a higienização correta das mãos possa evitar a transmissão de até 80% das doenças infecciosas, como resfriados, gripes, infecções gastrointestinais e até doenças mais graves, como a pneumonia e a COVID-19. Por ser uma prática essencial para a segurança dos pacientes, a lavagem adequada das mãos é uma das metas internacionais de segurança, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
No AME Itapetininga, essa importância foi reforçada em uma capacitação realizada com os colaboradores, no último dia 16 de outubro, que incluiu uma demonstração prática da técnica correta de higienização. Durante a capacitação, os profissionais foram instruídos sobre os momentos-chave para lavar as mãos, como antes e após o contato com pacientes, após o uso do banheiro, antes das refeições e sempre que for manuseado material contaminado.
A iniciativa teve como objetivo promover o hábito entre os colaboradores, reforçando a responsabilidade de cada um na prevenção de infecções dentro da unidade de saúde. Além disso, a prática da higienização correta é fundamental para garantir um ambiente seguro tanto para os profissionais quanto para os pacientes atendidos.
A capacitação faz parte de um conjunto de ações contínuas do AME Itapetininga para fortalecer a cultura de segurança do paciente.
As imagens podem ser conferidas aqui!


A lavagem correta das mãos é tão importante que faz parte das seis metas internacionais de segurança do paciente. Essas metas são práticas de padrão global que colaboram para a eliminação ou redução dos riscos clínicos, como as infecções relacionadas à assistência à saúde em pacientes e a propagação da resistência microbiana aos antimicrobianos
Campanhas anuais abordam o tema com orientações e passos práticos
